O Conselho Americano de exercício patrocinou uma pesquisa na universidade de Wisconsin para testar os efeitos de uma programa de exercício com bambolê.

 O estudo

 A equipe do Programa de Exercício e Saúde da Universidade de Wisconsin, liderados por Holthusen e John Porcari, Ph.D.,  reuniram 16 voluntárias praticantes de Hoopdance de nível intermediário-avançado para medir o potencial de queima de calorias de uma aula. Para isso, foi utilizado o programa desenvolvido por Mary Pulak, do Hooked on Hooping, composto por um aquecimento de 5 minutos, seguido de 30 minutos de malhação com o bambolê incluindo sete danças diferentes e uma ampla variedade de coreografias.

 Assim que as participantes se familiarizaram com o programa, elas utilizaram equipamentos para medir a taxa de consumo de oxigênio e a frequência cardíaca durante intervalos de um minuto durante os 30 minutos de aula.

 Os resultados

 A coreografia com o bambolê queima em média sete calorias por minuto, para um total de 210 calorias durante uma sessão de 30 minutos de exercício. Quanto a frequência cardíaca, a média foi de 151 bpm (batimentos por minuto) que exercita aproximadamente 84% do índice máximo (HRmax) previsto para o indivíduo comum. O consumo de oxigênio médio foi de 20.6 ml/kg/ por minuto. 

 Conclusão

 O bambolê é um exercício excelente.

 – Antes de realizar o estudo, não imaginava que o índice de frequência cardíaca seria tão alto, disse Holthusen. 

 Além dos dados levantados pela pesquisa, Porcari sugere que considerando a variedade de movimentos HoopDance pode ser considerado um exercício para o corpo todo, uma vez que possui o potencial de melhorar a flexibilidade e o equilíbrio enquanto fortalece e tonifica os músculos das costas, do abdômen, dos braços e  das pernas. Além disso, sua natureza rítmica induz ao relaxamento e quase meditação para alguns.

 Apesar dos pesquisadores ressaltarem que há necessidade de mais estudos para confirmar os efeitos de longo prazo, Holthusen diz que uma coisa é certa:

– É muito divertido.

Anúncios